27/03/2010

- Câmara Lenta. . .

Passado quase um mês após a visita do Exmo. Sr. Vereador Silvino Lúcio da Câmara Municipal De Azambuja a esta povoação, relembra-se que a mesma aconteceu no passado dia 18 De Março 2010, e em que junto dos moradores o Sr. Vereador tomou conhecimento de alguns problemas existentes nesta aldeia, os quais eram, e continuam a ser, motivo de descontentamento e preocupação por parte dos habitantes desta aldeia.
Apesar de no dia seguinte á visita do Sr. Vereador, a Câmara de Azambuja ter enviado para o terreno algumas máquinas para começar a reparar algumas situações descritas pelos moradores, apesar da intervenção da Câmara, os problemas encontram-se todos praticamente na mesma.
E assim para confirmar o que se está a dizer, nada melhor do que comprovar com as fotos que este blog aqui apresenta, tiradas antes e após dos trabalhos realizados.
Começamos então pelo problema do aqueduto que passa entre a Rua da Várzea e a Rua Dos Casaleiros, e que se encontrava no dia 18 de Março, dia da visita do Exmº. Sr. Vereador conforme a foto documenta :

Foto antes da intervenção da Câmara.

Após a intervenção da Câmara, que decorreu no dia 19 de Março 2010, o local ficou assim :

Foto do local após a intervenção da Câmara.
Apesar da rapidez a eficiência não foi a que se desejava, pois o que aqui foi feito foi apenas a limpeza junto ao aqueduto, e o resultado está á vista.
Ou seja muito pouco eficiente, pois com as águas praticamente paradas, e embora já não estejamos em tempo de chuva é certo, mas o caudal para a passagem das águas é muito pequeno ou insuficiente como se pode ver na foto, e a razão é a de que o ribeiro do lado sul deveria de ter sido limpo e não foi, e segundo apurámos junto do proprietário do terreno, seria dada autorização á Câmara para que a limpeza se pudesse processar como devia de ser, e no entanto a Câmara apenas se limitou a fazer a limpeza junto ao aqueduto, ficando por limpar o ribeiro.
O trabalho ali realizado considera-se um trabalho incompleto, e não satisfatório, pois poderia e deveria de ter sido feito muito melhor.
Sobre o problema das bermas baixas na estrada municipal nº 641 que liga a estrada nacional nº3 a esta povoação, as quais se encontram em várias zonas, com as bermas muito baixas em relação ao nivel da estrada, aqui só foi reparado precisamente o local onde foi comunicado ao Sr. Vereador este problema.
No entanto este problema existe em vários locais e ao longo de praticamente toda a extensão da estrada entre a estrada nacional nº 3 e a povoação.

A foto do local que foi reparado :


O único local em que a berma foi reparada.


Sobre o problema das bermas em que o alcatrão se encontra danificado, também foi reparado em apenas alguns locais, no entanto nos locais em que o alcatrão foi reparado, e como as bermas que se encontravam mais baixas e não foram reparadas passado poucos dias o alcatrão ficou como mostra a foto :


O estado em que ficou o alcatrão passados poucos dias após a reparação.


Outro dos problemas era o do aqueduto junto á avipronto e que á muito vinha a necessitar de uma intervenção urgente pois cada vez que chovia mesmo pouco que fosse a estrada ficava submersa.
Aqui a visita do Ex. Sr. Vereador decorreu no dia 18 de Março 2010 e no dia 26 de Março, quando o correio da manhã e a televisão SIC, foram contactados ainda estava assim como documentam as fotos :

As fotos antes dos trabalhos ali realizados :


A estrada submersa permitindo a circulação em apenas uma faixa.

O estado lastimável em que se encontrava aquela zona.

Os buracos existentes na zona submersos de água, só quem passava de carro é que tinha uma ideia da sua profundidade.

Mas coincidência ou não, o que é certo é que toda a gente já sabia e falava da existência do contacto feito com a Televisão SIC , programa Nós Por Cá, e logo na manhã do dia 29 de Março, a Câmara de Azambuja iniciou os trabalhos no local.

È caso para perguntar ? Então porque é que quando os moradores estiveram em reunião de Câmara no dia 16 Março e colocaram este problema do ribeiro, foi dito aos moradores que quanto ao assoreamento deste ribeiro, a Câmara não podia intervir porque o ribeiro está sobe a tutela do Instituto da Água (INAG), e que sendo uma autoridade de recursos hídricos, caso a Câmara intervisse no local, no dia seguinte estariam lá os fiscais a multar o municipio.

Então a Câmara até ao dia 16 Março não podia intervir no local, e depois já pode ?

E a visita do Sr. Vereador foi no dia 18 de Março e só no dia 29 de Março é que a Câmara interviu ? Porquê tão tarde ?

Aqui ficam as fotos dos trabalhos realizados pela Câmara no dia 29 de Março, que fez com que a estrada estivesse cortada ao trãnsito no decorrer dos trabalhos realizados naquela zona.


O decorrer dos trabalhos :





Aqui também os trabalhos realizados não ficaram como se desejava, pois a Câmara apenas se limitou a fazer a limpeza da areia na zona do ribeiro por baixo da estrada, e tal como disse em relação ao aqueduto entre a Rua da Várzea e a Rua dos Casaleiros, caso fosse tempo de chuva a estrada voltaria a ficar submersa, basta olhar para a fotos seguintes e ver como se encontra o local.


O estado em que se encontra o local no dia 06 Abril 2010 :


A areia quase tapa por completo a passagem da água.

Do outro lado a situação é idêntica.

Esta manilha está praticamente entupida com areia.

A falta de limpeza da valeta junto ao local .

Um monte de areia deixado no local, aquando dos trabalhos ali realizados.

Mais uma foto mostrando a falta de cuidado e limpeza no local.

A protecção colocada no local.

Neste local devido á saliência das lajes que cobrem o ribeiro, quem por ali passa de carro tem que circular muito devagar e com cuidado.

O perigo das fissuras das lajes estão como mostram a foto.

Segundo este blog conseguiu apurar, já existe autorização por parte do Ex. Sr. José Fernando, proprietário da herdade dos Arneiros de Baixo, propriedade por onde passa o ribeiro, para a Câmara proceder á limpeza do ribeiro.

Até ao momento, entre todos os problemas apresentados, só ainda foi resolvido a 100% um problema, que foi a colocação do sinal na rua das Rosas, que já se encontra no local.

Finalmente temos um problema resolvido a 100%.

Conclusão, passado este tempo todo está tudo praticamanete na mesma, e é caso para dizer :


Câmara lenta. . .

24/03/2010

- Anedota

Visita Do Presidente Ao Alentejo . . .
- O Professor Cavaco e Silva, numa das suas visitas ao alentejo, encontra um alentejano e pergunta-lhe :
- O senhor conhece-me ?
- Não, não conheço ! - responde o alentejano.
- Então eu vou fazer-lhe umas perguntas e o senhor vai ver que me conhece.
- Onde é que o senhor mora ?
- Eu moro ali naquele monte !
- Então e como é que o senhor vai pra lá ?
- Olhe eu sou pobre e não tenho meio de transporte próprio, e por isso vou a pé.
- Então deixe estar que eu vou-lhe oferecer uma moto para o senhor ir mais descansadinho !
- Ai muito obrigadinha ! Muito agradecido !
- Então diga-me uma coisa, o senhor mora com com quem ?
- Moro sózinho !
- E o senhor tem televisão ?
- Não senhora !
- Então deixe estar que eu vou-lhe oferecer uma para o senhor se distrair á noite !
- Ai muito obrigadinha !
- E então o senhor quando precisa de ir ao médico vai aonde ?
- Vou a Ourique ! E só posso ir á segunda e á sexta, que é quando tenho a camioneta da carreira !
- Então deixe estar que eu vou-lhe oferecer um automóvel pequenino, pró senhor ir ao médico !
- Então diga-me lá ! O senhor agora já sabe quem eu sou ?
- Ora porra . . . ! agora já sei sim senhor !
É o senhor Fernando Mendes do preço certo !

23/03/2010

- Pensamento Do Dia.

- Somos totalmente responsáveis pela qualidade da nossa vida e pelo efeito exercido sobre os outros, construtivo ou destrutivo, quer pelo exemplo quer pela influência directa.

Autor : Alfred Montapert

18/03/2010

- Informação - Comentários Neste Blog

Informação.
este blog informa que a partir desta data, 18 de março 2010, passa a ser possivel a todos os visitantes fazerem comentários aos posts aqui publicadas, continuando na mesma em aberto o livro de visitas.
No entanto a Admnistração informa que antes de fazerem os comentários, devem de ler com atenção as regras ou a nota da admnistração afim de evitar problemas.
Obrigado

- Nota Da Admnistração deste blog.

A admnistração deste blog chama a atenção e informa todos os visitantes que :
Todos os comentários que venham a ser publicados neste blog, são da inteira responsabilidade dos seus autores, e que mesmo sendo anónimos podem vir a ser responsabilizados civil e criminalmente, e a admnistração deste blog reserva-se ao direito de eliminar os comentários que julgue serem inapropriados ou insultuosos.
A Admnistração deste blog informa ainda de que não assume qualquer responsabilidade sobre os comentários sobre a vida profissional das figuras públicas.
Obrigado
O Admnistrador deste blog

Tony Ribeiro

- Vereador Silvino Lúcio, Desloca-se Aos Casais De Baixo, Para Ouvir Moradores.

Devido aos inúmeros problemas existentes nesta povoação, os quais vão sendo em número cada vez maior com o passar do tempo, pois nada têm sido feito para que os mesmos sejam resolvidos ou reparados, alguns habitantes descontentes e preocupados, com a existência dos mesmos, resolveram arregaçar as mangas e tomar a iniciativa de no passado dia 16 Março 2010, participar na reunião de Câmara, afim de alertar e sensibilizar os autarcas para a necessidade de uma intervenção rápida em algumas das situações.
Na reunião de Câmara os moradores apresentaram os problemas gerais que mais preocupam actualmente a população desta povoação, tendo sido também debatido o preço das limpezas das fossas.
Sobre o assunto principal e que levou os moradores a participar na referida reunião, foi decidido que o Exmo. Sr. Vereador Silvino Lúcio se deslocaria até á povoação de Casais De Baixo, no dia 18 De Março afim de no local se inteirar dos problemas que os moradores querem ver resolvidos.
Pouco passava das 14:30 quando o Exº. Sr. Vereador chegou a esta aldeia acompanhado pelo Exº. Sr. º Eng. Nelson Santos da divisão do ambiente da Câmara Municipal De Azambuja , onde alguns moradores aguardavam a sua chegada, para em conjunto se deslocarem até aos locais e aí verificarem a existência, a gravidade, e a necessidade de em alguns casos ser urgente uma intervenção rápida.
Das situações apresentadas pelos moradores, as situações mais preocupantes foram, a falta de passadeiras para peões na Rua Dos Casaleiros, esta é a rua principal desta povoação, onde não existem passeios, e o trânsito principalmente de veiculos pesados desde que foi desviado a sua passagem por esta povoação, é cada vez mais intenso, e por incrivel que pareça não existe uma única passadeira, onde existe uma escola de ensino básico á beira desta estrada.
A falta de um sinal de stop para quem circula pela Rua das Rosas e se dirige para a Rua dos Casaleiros, também foi focado.
Nestas duas situações, este blog, denunciou aqui estas situações, e informou em 26 De Março de 2008, através de carta registada na altura ao Exº Srº José Manuel Pratas, e passado que são dois anos continua tudo na mesma.
Foram também apresentados os problemas de em alguns locais as bermas de estrada se encontrarem danificadas, e que é urgente que as mesmas sejam reparadas pois a situação pode dar origem a que ocorram acidentes, assim como a necessidade de cortar alguns ramos de arbustos e árvores que ao longo da estrada municipal nº 641 se encontram por cima da estrada e nestas zonas os veiculos pesados tem tendência em desviar-se dos mesmos, e podendo por esse motivo dar origem a que ocorram acidentes.
Foi apresentado a falta de placa toponimica na Rua João Redinha Santos.
De entre os problemas mais graves está o do aqueduto que passa entre a Rua Da Várzea e a Rua Dos Casaleiros e que se encontra conforme demonstram as fotos a necessitar de uma intervenção urgente :
O Exº. Srº. Vereador, ouvindo os moradores,
e apercebendo-se da gravidade dos problemas.
O problema do aqueduto situado entre a Rua da Várzea, e a Rua Dos Casaleiros.
foto 1
foto 2
foto 3
E na opinião deste blog, a situação mais grave de todas e que se encontra por resolver á anos, está no aqueduto que passa por baixo da estrada municipal nº 641, perto da avipronto, pois a estrada nesta zona fica muitas vezes submersa com a água das chuvas, dando origem ao corte da estrada, fazendo com que quem se queira deslocar ou sair desta povoação tenha que recorrer ao acesso por Casais Dos Britos e Azambuja, e encontra-se no estado que as fotos mostram desde o passado dia 6 de março .
Mas aqui nesta zona existe ainda um outro problema muito grave, e sendo o mesmo do conhecimento de todos, e o qual pode ter consequências para a saúde pública, é UMA AUTÊNTICA VERGONHA, são as descargas de dejectos de animais, efectuadas muitas das vezes com bom tempo, tendo a última ocorrido no passado dia 16 do corrente mês conforme se pode verificar nos vestigios que a última foto abaixo publicada nos mostra, e cujos autores até hoje nunca foram punidos.
Problema no aqueduto junto á avipronto.
foto 1
foto 2
foto 3
Vestigios da descarga efectuada no passado dia 16 Março
" UMA VERGONHA "
O Exº. Sr. Vereador, ouviu atentamente as queixas e os problemas apresentadas pelos moradores, mostrando-se sensivel e aberto sempre ao diálogo, com os moradores que o acompanharam nesta sua deslocação, tendo referido que os problemas cuja intervenção e competência sejam da Câmara irão ser resolvidos, nem todos poderão ser resolvidos com a brevidade que se deseja referiu, uns serão resolvidos mais depressa que outros, mas irão ser resolvidos, tendo referido também que os problemas que não são da competência da Câmara Municipal, podem no entanto vir a contar com o apoio e a intervenção da Câmara na tentativa de os mesmos serem resolvidos mais depressa.
Portanto resta agora esperar para ver se os problemas hoje apresentados vão realmente ter a merecida atenção, e se são resolvidos num curto espaço de tempo, pois alguns não podem continuar como se encontram por muito mais tempo.
Vamos aguardar para ver, e á medida que os mesmos forem sendo resolvidos, este blog fará aqui referência aos mesmos.
Nesta deslocação, para além da presença deste blog, estiveram também presentes o jornal o Mirante e a Rádio Ribatejo, os quais também mostraram interesse em divulgar os problemas desta povoação.
Em nome de toda a população obrigado a ambos, bem haja pela vossa presença, e pelo interesse em divulgar os problemas desta terra pequenina e boa.

17/03/2010

- Habitantes Descontentes, Convidam Jornal O Mirante.

Os habitantes desta aldeia convidaram o jornal O Mirante, com o propósito de denunciarem alguns dos inúmeros problemas existentes nesta aldeia.
Com o passar do tempo, e devido ás entidades responsáveis não darem a devida e merecida atenção, fizeram com que os habitantes desta aldeia tivessem esta iniciativa, afim de conseguir chamar a atenção dos responsáveis para os inúmeros problemas existentes nesta terra pequenina e boa, a qual se encontra esquecida e desprezada, pois só em tempo de eleições é que é lembrada.
Enfim...
Os habitantes descontentes com a inexistência de passadeiras para peões, pois nesta aldeia não existe uma única passadeira, a falta de sinalização rodoviária em algumas ruas, os buracos existentes na Rua Dos Casaleiros em frente ao supermercado Frescos & Cª., o problema do ribeiro que atravessa a estrada municipal nº 641 perto da avipronto, este um dos problemas mais graves e que está por resolver á anos, entre outros, fizeram com que os habitantes desta aldeia formulassem um convite ao Jornal O Mirante, na expectativa de conseguir com que os problemas venham a ser resolvidos, e já no dia de hoje, coincidência ou não, estiveram nesta aldeia máquinas a fazer limpeza ao ribeiro junto á capela.
A concentração para se debater este problema, irá decorrer junto á escola desta povoação, na quinta-feira dia 18 março 2010 pelas 15 horas, entre a população e o Ex. Sr. Vereador da Câmara Municipal De Azambuja Silvino Lúcio, que irá estar presente.
Aqui fica a informação, que chegou a este blog por um habitante, ao qual este blog agradece, e amanhã vamos todos estar presentes para debater os problemas desta aldeia, para bem de todos nós.
Este blog, vai estar presente e irá trazer até aqui toda a informação.