14/10/2007

Á Conversa Com Hilário Novo ...

... Presidente da A. R. C. B.

Tony Ribeiro : Qual o balanço que faz desde que tomou posse como Presidente da Associação ?

Presidente : O balanço é positivo.
No entanto, penso que deveria haver mais intervenção por parte dos sócios, os sócios deviam de ser mais activos.

Tony Ribeiro : Actualmente é dificil encontrar uma direcção para dirigir os destinos ou o futuro da A. R. C. B. esse facto prende-se com o quê ?

Presidente : Prende-se com a população mais jovem destes casais que talvez não esteja a sentir que as actividades os possam eventualmente prender mais aqui, embora a responsabilidade possa ser da direcção , como pode ser também dos sócios, porque a colectividade não é da direcção, é dos sócios e se os sócios forem pouco atuantes também se torna dificil por parte da direcção fazer mais .

Tony Ribeiro : Á alguns anos atrás as pessoas eram mais participativas nas actividades levadas a cabo pela direcção. Acha que é possivel a direcção fazer algo, para que as pessoas participem mais nas actividades ou eventos organizados pela colectividade ?

Presidente : A direcção fazer algo faz , o que se pede, e o que eu vou pedir agora no próximo aniversário é que as pessoas sejam mais participativas, porque isso é que faz mover a direcção , a direcção por si só não existe , a direcção é a vontade dos sócios , sem a vontade dos sócios as coisas não funcionam.

Tony Ribeiro : Quais são os objectivos da actual direcção até ao final do seu mandato ?

Presidente - Os objectivos da direcção era tentar começar com as obras do novo ringue, para poder ter mais algumas actividades favorecendo o futebol , mas ter também outro tipo de actividades sem ser o futebol, e é essa obra que está perto de se tornar realidade, no entanto vamos aguardar para ver.

Tony Ribeiro : Neste momento quais as secções que a colectividade tem em actividade ?

Presidente : Temos a secção de futebol, a qual não está inscrita em torneios a nivel regional , mas de qualquer forma é uma secção que existe e funciona devido á boa vontade do Sr. José Rocha que é ele que orienta neste momento os atletas desta secção, e temos também o taekwondo que é uma secção federada e que se encontra em actividade.

Tony Ribeiro : A actual direcção está a pensar em abrir mais alguma secção ?

Presidente : Tudo é possivel, a situação aqui basea-se na mesma tudo é possivel fazer , é preciso é haver alguém que intervenha nessa situação, ou seja se houver alguém que eventualmente tenha vontade em colaborar com a direcção e que queira abrir uma nova secção, a direcção concerteza que dará o seu apoio, agora a direcção estar a abrir uma nova secção só por abrir e depois não ter quem adira a essa secção assim não merece a pena.

Tony Ribeiro : As relações da A. R. C. B. com a Câmara e a Junta de Freguesia de Azambuja têm sido boas , no entanto os apoios e os subsidios atribuidos continuam a ser poucos ?

Presidente : Esse facto deve-se ás secções que a colectividade tem em actividade, quanto mais actividades a Associação tiver mais subsidios são atribuidos .

Tony Ribeiro : Quais as maiores dificuldades com que se debate actualmente a colectividade ?

Presidente : Eu acho que o que faz falta é o calor dos sócios. Ou seja não só pelas actividades na festa de natal ou pelo aniversário ou pelas festas anuais, mas sim no dia a dia , e no dia a dia a afluência é muito fraca.

Tony Ribeiro : Os sócios deviam de ser mais participativos ?

Presidente : Sem dúvida , e não só exigir como eles próprios que são os intervenientes , são a razão de ser da colectividade.

Tony Ribeiro : A A. R. C. B. comemora no próximo dia 23 de outubro o 32º aniversário , gostaria de deixar alguma mensagem a todos os sócios ?

Presidente : A mensagem que quero aqui deixar a todos os sócios é que eles não se esqueçam da Colectividade , principalmente os da terra, porque eu não sou daqui dos casais e sou muito mais interveniente dos que os que são daqui.

Tony Ribeiro : Por norma e em quase todo o lado , os de fora são os que mais colaboram ?

Presidente : ( Risos )

Tony Ribeiro : Tem algo que queira dizer sem ter que lhe perguntar ?

Presidente : A situação das Associações Recreativas e Colectividades vai ser cada vez mais exigente, eu tenho falado com presidentes de outras direcções de outras Associações e o que se prevê é que a exigência a nivel de regulamentos e normas vai ser maior, e senão houver uma maior interveniência por parte dos sócios, torna-se dificil continuar e o futuro das colectividades é ou conseguem acompanhar as exigências , ou acabam por desaparecer.

Tony Ribeiro : A haver essas alterações com essas exigências torna-se no futuro mais dificil eleger novas direcções ?

Presidente : É sempre dificil , mas vai ser ainda mais dificil porque é a tal situação, se houver vontade por parte dos sócios, a colectividade não morre, agora senão houver vontade própria dos sócios não há razão de existir .


= QUESTIONÁRIO =
- UM PAÍS ?: Espanha .

- UMA PESSOA ? : Alguém Que Se interesse .

- UMA TELEVISÃO ? : Sic Noticias .

- UMA RÁDIO ? : Rádio Popular .

- JORNAL NACIONAL ? : Correio Da Manhã .

- JORNAL REGIONAL ? : O Mirante .

- UMA MÚSICA ? : Gosto De Todas .

- UM PRATO ? : Sardinhas Assadas .

- UM FILME ? : Os Heróis De Lafayette .

e foi o primeiro á conversa com . . .