11/11/2007

Á Conversa Com Joaquim Simões ...

. . . 73 anos de idade , natural e residente em Casais De Baixo.

Tony Ribeiro : Sr. Joaquim , é capaz de descrever em poucas palavras como eram os Casais de Baixo á 70 anos atrás ?

Sr. Joaquim Simões : Os Casais De Baixo á 70 anos atrás era uma pobreza autêntica, não havia luz, não havia água canalizada, não havia estradas alcatroadas, enfim não havia nada, era uma tristeza, nesse tempo era só terra, em pleno inverno era uma escuridão imensa pois não havia luz eléctrica, e as pessoas de noite para atravessar de um lado para o outro em pleno inverno não havia pontes era só água e lama, havia estes ribeiros a água corria e a gente atravessava o ribeiro muitas das vezes com água acima da canela, os ribeiros tinham os escombros em terra e nas zonas mais baixas a gente atravessava .

Tony Ribeiro : Eram tempos muitos dificeis ?

Sr. Joaquim Simões : Dificeís ? Muito dificeis .

Tony Ribeiro : Sabe de onde eram oriundos os primeiros habitantes desta aldeia ?

Sr. Joaquim Simões : Nesse tempo os Casais De Baixo era praticamente tudo casa Sommer, e então a casa Sommer dispôs os terrenos em foros, em que cada área atribuida era paga inicialmente uma contribuição anual de 2 alqueires de milho ou de trigo, passando depois anos mais tarde essa contribuição a ser paga em escudos, e a casa Sommer teve direito a receber esse dinheiro durante 90 anos, quando chegou aos 90 anos deixou de ter direito a receber esse valor.

Tony ribeiro : Lembra-se onde era a primeira escola aqui na aldeia ?

Sr. Joaquim simões: Quando eu fui para a escola as primeiras vezes foi na casa da filha do Faustino Pinto, ela tinha lá uma casita e a gente levava um banquinho de casa e um bocadinho de tábua e era assim a escola naquele tempo, não havia secretárias não havia nada, sentavamo-nos no nosso banquinho colocavamos a tábua no nosso colo e era assim que nós iamos escrevendo o que a professora nos ia dizendo, e á tarde quando acabava iamos arrumar o banquinho e a tábua debaixo duma figueira até ao dia seguinte e era assim.

Tony Ribeiro : Recorda-se no dia em que chegou a luz eléctrica aqui á aldeia ?

Sr. Joaquim Simões : Recordo-me perfeitamente , até me recordo que onde é hoje o Restaurante O Retiro Dos Casais, era o supermercado da D. Rosa e do Sr. Godinho e nesse dia eles deram um lanche aos trabalhadores que vieram ligar a luz aqui á aldeia.

Tony Ribeiro : Hoje em dia quase toda a gente tem meio de transporte próprio, ou utiliza os transportes públicos , antigamente como é que as pessoas se deslocavam ?

Sr. Joaquim Simões : Era ou a pé ou de burro, aqui á 70 anos atrás não havia nada aqui nos casais ,e então tinhamos que ir á Azambuja , quem tinha burro ia de burro fazia as suas compras e regressava montado no burrito , quem não tinha burro ia a pé e vinha a pé.

Tony Ribeiro : Se você pudesse gostaria de mudar alguma coisa na aldeia ?

Sr. Joaquim Simões : Principalmente aqui á entrada da aldeia era uma rotunda bem feita , porque os carros, as motas e até os camiões passam aqui em alta velocidade e com a escola ali não respeitam ninguém. Outra das coisas e que no meu entender foi um erro é os esgotos, para mim não era feito assim , para mim primeiro fazia-se a etar e então depois sim os esgotos. Porque se tivessem feito primeiro a etar assim que fizessem os primeiros esgotos e a devida ligação, a câmara podia começar a cobrar a taxa de saneamento, era preferivel pagar mas ter condições. Para mim assim foi mal feito, e foi mal feito porque começaram pelo fim quando deviam ter começado pelo principio que era a construção da etar.

QUESTIONÁRIO :


- UM PAÍS ? Portugal .

- UMA PESSOA ? Os meus pais e a minha esposa .

- UM CANAL DE TELEVISÃO ? RTP 1 .

- UMA RÁDIO ? Rádio Clube Português .

- JORNAL NACIONAL ? Correio Da Manhã .

- JORNAL REGIONAL ? O Mirante .

- UMA MÚSICA ? Valsa da Meia Noite .

- UM PRATO ? Cozido Á Portuguesa .

- UM FILME ? O Pátio Das Cantigas .

- UM LIVRO ? O Filho Do Povo