14/01/2008

Fez-se Silêncio Na A. R. C. B.

Na noite do passado dia 12 de janeiro de 2008, no salão de festas da Associação Recreativa, teve lugar mais uma iniciativa da comissão de festas de 2008, com o propósito de angariar fundos para a realização dos festejos anuais de 2008, e desta vez uma Noite Casaleira , onde o fado como não podia deixar de ser, foi rei e senhor .
Com algumas pequenas alterações em relação aos nomes que estavam anunciados no programa, e sem conseguir esgotar todas as mesas, o público presente conseguiu preencher 2/3 da lotação disponivel, o que foi realmente muito bom, pois não devemos esquecer que estamos no mês de janeiro um mês que se reflecte de uma maneira geral de algumas dificuldades financeiras, devido aos gastos efectuados no mês anterior por ocasião da quadra natalicia.
No entanto, não tendo conseguido obter casa cheia , é de louvar a presença do muito público presente.
Um público que sabe e gosta de ouvir fado, e isso sentiu-se no silêncio que foi feito no encanto daquela noite em que se ouviu o trinar das guitarras e o timbre cavado das vozes que sabem emprestar a alma ao fado e que sem recorrerem ao microfone, utilizando a voz natural onde a boa acústica da sala também foi favorável, mostraram assim e dessa forma o seu real valor.
Foi uma noite onde no palco da A. R. C. B. choraram as guitarras e cantaram os fadistas.
Nesta noite mágica pelo palco passaram, cantaram e brilharam as vozes de várias gerações de fadistas, que desde os mais novos como Filipa Rodrigues, Helder Lopes e Pedro Silva, até aqueles que já andam nestas andanças há muitos anos, como é o caso de António Catarino, Fernando Varela, Casemira Alves, José Miguel Amador e Joaquim Júlio, fizeram com que algumas lágrimas mais indiscretas não conseguiram ficar indiferentes às letras que compunham a arte poética de cada fado.
Brilharam também na guitarra portuguesa António Dias e no acompanhamento á viola Eduardo Lemos.
Foi certamente uma noite em que a grandiosidade do fado associada à atmosfera acolhedora arrebatou todo o público presente, que como já referi teve um comportamento digno de registo o qual foi reconhecido pelos artistas participantes nesta noite.
Mas para além do fado houve também mais dois grandes momentos nessa noite.
Pedro Silva e Sérgio Pinto que proporcionaram um desses excelentes momentos ao subirem ao palco trajados a rigor, e com a magia do seu sapateado brindaram todo o público presente com a exibição da dança do fandango o expoente máximo do folclore da nossa região o Ribatejo, o qual se enquadrou perfeitamente bem na noite que ali se viveu.
Para o final desta grande noite estava reservado um grande momento de humor e boa disposição com o duo Humoristico Irmãos Lagoa .
Se ao longo da noite, e no que diz respeito ao fado a noite tinha sido magnifica, como atrás já referi , para terminar a noite não podia ter sido melhor .
E digo não podia ter sido melhor porque, tenho visto muitas actuações dos Irmãos lagoa, mas como a desta noite, já não me lembro de ver á muito tempo.
Começando pelas anedotas contadas de uma forma que só eles sabem, passando pela interpretação dos fados humoristicos de sua autoria, em que os gestos e as imitações únicas deste duo humoristico, conseguem arrancar facilmente aplausos e fortes gargalhadas até ao mais sério ou ao mais mal humorado presente naquela sala, e de tal forma que até os próprios tiveram que interromper a sua actuação por duas vezes devido ao excesso de boa disposição onde até um elemento desta dupla fantástica se atirou para o chão a rir.
Parabéns Irmãos Lagoa pela excelente actuação com que brindaram todos os presentes nesta noite.
Aqui ficam algumas fotos dessa grande noite :



António Catarino
Casemira Alves
Helder Lopes
Igreja De santo Estevão Cantado A Quatro Vozes

O Fandango Com : Pedro Silva E Sérgio Pinto

O Duo Humoristico Irmãos Lagoa

O Final Com Todos Os Intervenientes Nesta Grande Noite

Aspecto Do Público Presente


Em breve este blog dará a informação sobre outras iniciativas que a comissão de festas de 2008 pensa levar a efeito antes da realização dos festejos anuais de 2008, afim de angariar fundos para a realização dos festejos do corrente ano.