12/02/2008

- Acidente Com Consequências Trágicas Pode Ocorrer A Qualquer Momento.

Este título pode parecer um pouco exagerado ou sensacionalista, mas não o é,
senão vejamos...
Este blog foi alertado por alguns moradores desta povoação para as consequências graves que podem resultar num acidente trágico, devido ás condições em que se encontram os dois depósitos de abastecimento de água pública a esta povoação , situados ao cimo da Rua Vale Dos Apóstolos nesta aldeia.
Um dos moradores com quem este blog falou, fez questão de acompanhar este blog até ao local afim de mostrar o estado e o problema ali existente.
Quando chegados ao local deparamos com uma zona da rede de protecção aos depósitos totalmente caida pelo chão, motivado pelo mau estado em que se encontram os tubos ou os pilares de suporte da rede, por os mesmos estarem completamente podres junto ao chão.
Assim, sem qualquer tipo de obstáculo a impedir ou a dificultar a entrada este blog foi até junto dos depósitos e foi extremamente fácil entrar , muito embora exista um portão fechado com uma corrente e um cadeado.
Já dentro da área envolvente aos depósitos, completamente á vontade, este blog esteve junto á porta da casa das máquinas, passeou, tirou fotos, admirou a paisagem, que por sinal até é bem bonita vista deste local, mas este blog não foi até ali para ver a paisagem, e eis que se avista uma escada em cimento a qual dá acesso á parte de cima dos depósitos, e em que cada um desses depósitos tem uma tampa metálica que deveriam estar fechadas com um cadeado, mas não estão, nem têm cadeados e as próprias dobradiças estão podres estando as portas completamente soltas, este blog resolveu abrir uma tampa para espreitar para dentro do depósito, e qual não é o espanto quando verificado que o depósito tem uma profundidade considerável e a água logo ali á vista, e com uma série de cabos eléctricos mesmo á boca do depósito.
A tampa foi colocada no devido sítio e o local foi abandonado sem que tenha acontecido algum acidente, ou tenha sido praticado algum acto de maldade.
Esta situação encontra-se assim vai para cerca de dois meses, segundo nos informou o morador que acompanhou este blog, e informou também que se deslocou de propósito aos serviços da câmara a informar da situação só que até á presente data nada foi feito.
Agora vejamos o seguinte :
Se em vez de ter sido uma pessoa adulta a ir até ao cimo do depósito, fosse por exemplo uma criança de tenra idade e ao espreitar caisse lá para dentro ?
Quais seriam as consequências ?
Não seriam trágicas ?
Eu como pai e avô acreditem que até estou a arrepiar-me só de pensar nisto .
Este blog esteve no local mas com boas intenções e teve o cuidado de deixar tudo tal como encontrou, mas se eventualmente alguém for lá e deixar a tampa aberta ?
Pode cair lá para dentro um animal ?
Quais seriam as consequências ?
Boas não eram certamente.
E se alguém mal intencionado quiser fazer mal quais as dificuldades ou obstáculos que encontra pela frente ?
Nenhuns tal como este blog não encontrou.
E será que se pode desta forma brincar com a saúde de uma população ?
Muito sinceramente não acredito que não haja nenhum funcionário que não se tenha deslocado aos depósitos nestes últimos dois meses, e que não tenha reparado nesta situação, e que nenhum desses funcionários tenha sido capaz de chamar a atenção ou informar o seu superior para este problema ?
Ou será que até chamou a atenção e informou o seu superior e ele está-se borrifando para o problema que deveria de ser ele a resolver e não resolveu ?
É urgente que os responsáveis vejam este problema e o resolvam quanto antes, pois a qualquer momento pode ocorrer um acidente com consequências trágicas.
Esperemos bem que tal não aconteça.
O alerta está dado agora haja quem dê solução, e urgente ao problema !
Este blog vai contactar o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, através de carta, afim de o informar sobre este problema.
Aspecto de uma parte da rede caída
Aspecto da rede caìda vista de outro angulo.
O portão com a corrente e o cadeado visto do lado de dentro
Vista da casa das máquinas

A tampa do depósito aberta para espreitar, e os cabos eléctricos bem á vista.

A água dentro do depósito