06/07/2008

- Incêndio Quebra Tranquilidade Em Casais De Baixo.

O incêndio que deflagrou perto das 13:00 horas do passado dia 06 de julho 2008, e que começou na zona do Valmouro bem perto de Casais De Baixo e não de Aveiras de Baixo como alguma imprensa noticiou, provocou o caos nesta pacata aldeia devido á grande movimentação de viaturas das corporações dos bombeiros intervenientes neste incêndio, da protecção civil, assim como a presença dos mais importantes orgãos de informação, tendo alguns feito inclusivé apontamentos de reportagem em directo desde esta povoação, como foi o caso da RTP 1, e da SIC .
Foi grande o aparato, o susto, e o desassossego que se viveu nesta aldeia neste dia, pois a tranquilidade e o sossego que diáriamente aqui se vive , foi quebrado devido a este incêndio de grandes proporções que felizmente não chegou a fazer vitimas.
Para combater este sinistro, foi necessário reforçar o número de bombeiros e de veículos destacados para o local, pois o problema maior foi o vento que se fez sentir nesta tarde, o qual por vezes soprou muito forte dificultando assim o trabalho dos bombeiros.
Neste incêndio, que teve três frentes activas, estiveram 285 bombeiros de 27 corporações, apoiados por 77 veículos, dois aviões bombardeiros pesados e dois helicópteros.
Três pessoas tiveram que ser retiradas das suas residências por causa deste incêndio, o qual queimou mais de 150 hectares numa área de eucaliptal e pinhal localizada entre Valmouro, Casais Dos Britos, Casais De Baixo, e Vila Nova da Rainha.
Algumas casas nesta aldeia estiveram ameaçadas por este incêndio, que só não resultou em tragédia devido á pronta intervenção de alguns habitantes que num espirito de entreajuda e com os seus próprios meios, conseguiram dessa forma apagar alguns focos de incêndio que deflagraram muito perto de algumas habitações, gerando assim o pânico, pois foi impossivel em certos locais os bombeiros conseguirem deslocar as suas viaturas, principalmente as viaturas de maior porte devido á dificuldade dos acessos, pois algumas ruas desta aldeia são muito estreitas.
Este incêndio acabou por ficar circunscrito por volta das 19:30 horas.
As causas deste incêndio ainda não foram apuradas, mas segundo as palavras da Exmª. Srª. Governadora Civil de Lisboa Dalila Araújo, tudo aponta para a hipótese de algum condutor na A 1 ter lançado uma beata de cigarro, pois foi junto á auto-estrada que este incêndio começou a deflagrar.


Link do video da RTP 1, sobre este incêndio :

http://videos.sapo.pt/bTswMyW6sT84rfYi4NzG