18/03/2010

- Vereador Silvino Lúcio, Desloca-se Aos Casais De Baixo, Para Ouvir Moradores.

Devido aos inúmeros problemas existentes nesta povoação, os quais vão sendo em número cada vez maior com o passar do tempo, pois nada têm sido feito para que os mesmos sejam resolvidos ou reparados, alguns habitantes descontentes e preocupados, com a existência dos mesmos, resolveram arregaçar as mangas e tomar a iniciativa de no passado dia 16 Março 2010, participar na reunião de Câmara, afim de alertar e sensibilizar os autarcas para a necessidade de uma intervenção rápida em algumas das situações.
Na reunião de Câmara os moradores apresentaram os problemas gerais que mais preocupam actualmente a população desta povoação, tendo sido também debatido o preço das limpezas das fossas.
Sobre o assunto principal e que levou os moradores a participar na referida reunião, foi decidido que o Exmo. Sr. Vereador Silvino Lúcio se deslocaria até á povoação de Casais De Baixo, no dia 18 De Março afim de no local se inteirar dos problemas que os moradores querem ver resolvidos.
Pouco passava das 14:30 quando o Exº. Sr. Vereador chegou a esta aldeia acompanhado pelo Exº. Sr. º Eng. Nelson Santos da divisão do ambiente da Câmara Municipal De Azambuja , onde alguns moradores aguardavam a sua chegada, para em conjunto se deslocarem até aos locais e aí verificarem a existência, a gravidade, e a necessidade de em alguns casos ser urgente uma intervenção rápida.
Das situações apresentadas pelos moradores, as situações mais preocupantes foram, a falta de passadeiras para peões na Rua Dos Casaleiros, esta é a rua principal desta povoação, onde não existem passeios, e o trânsito principalmente de veiculos pesados desde que foi desviado a sua passagem por esta povoação, é cada vez mais intenso, e por incrivel que pareça não existe uma única passadeira, onde existe uma escola de ensino básico á beira desta estrada.
A falta de um sinal de stop para quem circula pela Rua das Rosas e se dirige para a Rua dos Casaleiros, também foi focado.
Nestas duas situações, este blog, denunciou aqui estas situações, e informou em 26 De Março de 2008, através de carta registada na altura ao Exº Srº José Manuel Pratas, e passado que são dois anos continua tudo na mesma.
Foram também apresentados os problemas de em alguns locais as bermas de estrada se encontrarem danificadas, e que é urgente que as mesmas sejam reparadas pois a situação pode dar origem a que ocorram acidentes, assim como a necessidade de cortar alguns ramos de arbustos e árvores que ao longo da estrada municipal nº 641 se encontram por cima da estrada e nestas zonas os veiculos pesados tem tendência em desviar-se dos mesmos, e podendo por esse motivo dar origem a que ocorram acidentes.
Foi apresentado a falta de placa toponimica na Rua João Redinha Santos.
De entre os problemas mais graves está o do aqueduto que passa entre a Rua Da Várzea e a Rua Dos Casaleiros e que se encontra conforme demonstram as fotos a necessitar de uma intervenção urgente :
O Exº. Srº. Vereador, ouvindo os moradores,
e apercebendo-se da gravidade dos problemas.
O problema do aqueduto situado entre a Rua da Várzea, e a Rua Dos Casaleiros.
foto 1
foto 2
foto 3
E na opinião deste blog, a situação mais grave de todas e que se encontra por resolver á anos, está no aqueduto que passa por baixo da estrada municipal nº 641, perto da avipronto, pois a estrada nesta zona fica muitas vezes submersa com a água das chuvas, dando origem ao corte da estrada, fazendo com que quem se queira deslocar ou sair desta povoação tenha que recorrer ao acesso por Casais Dos Britos e Azambuja, e encontra-se no estado que as fotos mostram desde o passado dia 6 de março .
Mas aqui nesta zona existe ainda um outro problema muito grave, e sendo o mesmo do conhecimento de todos, e o qual pode ter consequências para a saúde pública, é UMA AUTÊNTICA VERGONHA, são as descargas de dejectos de animais, efectuadas muitas das vezes com bom tempo, tendo a última ocorrido no passado dia 16 do corrente mês conforme se pode verificar nos vestigios que a última foto abaixo publicada nos mostra, e cujos autores até hoje nunca foram punidos.
Problema no aqueduto junto á avipronto.
foto 1
foto 2
foto 3
Vestigios da descarga efectuada no passado dia 16 Março
" UMA VERGONHA "
O Exº. Sr. Vereador, ouviu atentamente as queixas e os problemas apresentadas pelos moradores, mostrando-se sensivel e aberto sempre ao diálogo, com os moradores que o acompanharam nesta sua deslocação, tendo referido que os problemas cuja intervenção e competência sejam da Câmara irão ser resolvidos, nem todos poderão ser resolvidos com a brevidade que se deseja referiu, uns serão resolvidos mais depressa que outros, mas irão ser resolvidos, tendo referido também que os problemas que não são da competência da Câmara Municipal, podem no entanto vir a contar com o apoio e a intervenção da Câmara na tentativa de os mesmos serem resolvidos mais depressa.
Portanto resta agora esperar para ver se os problemas hoje apresentados vão realmente ter a merecida atenção, e se são resolvidos num curto espaço de tempo, pois alguns não podem continuar como se encontram por muito mais tempo.
Vamos aguardar para ver, e á medida que os mesmos forem sendo resolvidos, este blog fará aqui referência aos mesmos.
Nesta deslocação, para além da presença deste blog, estiveram também presentes o jornal o Mirante e a Rádio Ribatejo, os quais também mostraram interesse em divulgar os problemas desta povoação.
Em nome de toda a população obrigado a ambos, bem haja pela vossa presença, e pelo interesse em divulgar os problemas desta terra pequenina e boa.

7 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim que os nossos autarcas, prestam atenção aos problemas desta aldeia, e infelizmente foi preciso os seus moradores tomado a iniciativa de os pressionar.
Agora vamos ver se a promessa do vereador em resolver os problemas não caiem em saco roto, ou em esquecimento.
esperamos para ver para crer.

Isabel disse...

Mas porque é que será que os autarcas deste país só fazem alguma coisa após serem pressionados pela população ou quando aaparecem as televisões ou os jornais a divulgar a existência dos problemas ?
porque será ?
é triste e lamentavel mas é esta a realidade que se vive neste país.

Henrique Matias disse...

a camara de azambuja que não se esqueça que aqui em azambuja também temos problemas.

Anónimo disse...

Caro Henrique, não se esqueça que as sessões de câmara se realizam quinzenalmente, e que as mesmas servem também para os municipes apresentar os problemas, foi o que fizeram alguns moradores desta aldeia, tal como se pode ler na noticia acima publicada.
Parece-me haver da sua parte um pouco de dor de cotovelo, embora não entenda bem porquê.

Anónimo disse...

Maomé não vai á montanha, vai a montanha a Maomé.
e é quase sempre assim

António disse...

Henrique deve-se ter enganado, é que este blog é dedicado a esta pequena povoação de casais de baixo e não á vila de azambuja como tal deve de procurar outro sitio para se lamentar, e espero que tenha mais sorte nas suas reclamações que os moradores desta aldeia.
um abraço

Unknown disse...

Sou desta forma informar a entrega de PC's novos em troca de um PC HP Compaq 6820S e outros roubados no dia 27-05-2010 em Casais de Baixo perto da Azambuja, durante os primeiros 15 minutos do almoço naquela localidade, agradeço qualquer tipo de informação deste assunto para a Associação Recreativa de Casais de Baixo.
Era trabalho que estava nos PC's e as respectivas licenças para desenvolvimento de programas para PLC's, o trabalho que realizava-mos tinha a ver com o abastecimento de água à população. É realmente caricata a situação e os PC's eram já velhotes sem grande valor comercial para os entendidos, mas muito valiosos para o nosso trabalho de anos.