04/09/2007

Formações Musicais

Existiram nesta povoação algumas formações musicais, as quais tiveram a sua sede nesta localidade .
O Duo Musical Nova Era, foi formado em 1981 por António Catarino e Tony Ribeiro,
tendo feito a sua apresentação ao público no dia 24 de Outubro de 1981,
numa Grande Noite de Fados realizada por ocasião das comemorações do 6º Aniversário
da A . R . C . B . , na altura no edificio em madeira.

A Estreia Do Duo Musical Nova Era na A. R. C. B. em 24 de outubro de 1981

Este duo musical obteve grande sucesso com a música " A Neve " com letra e música de Tony Ribeiro.


" A NEVE "

I

Eu vi que neve caía

Em flocos pelo chão

Não lhe encontrei alegria

Escureceu-me o coração

II

Eu vi que a neve caía

Açoitada pelo vento

A chuva também se ouvia

Como se fosse um lamento

" REFRÃO "

Crianças sem agasalho

Velhinhos sem lar nem pão

Tanta gente sem trabalho

A precisar protecção

III

Eu vi a neve a cair

E pensei nos sem calor

Ó neve vou-te pedir

Faz-te quente por favor

IV

Tanto frio pobre gente

Sem o calor da fogueira

Ó neve faz-te tão quente

Como acesa a braseira

" REFRÃO "

V

Tu criança da cidade

Se os teus paizinhos puderem

Reparte a felecidade

Pelos que nada tiverem


Duo Musical Nova Era na Praça De Toiros de Azambuja em 1982

Existiu também o Agrupamento Musical Prelúdio, formado em 1984 por : Isidro Carvalho nas teclas, Rui no trompete, Tony Ribeiro na viola solo, Antonio Catarino na viola baixo, o Mário na bateria e João Cunha na viola ritmo. A sua estreia ocorreu num baile em Castanheira do Ribatejo a favor dos Bombeiros Voluntários em 08 de Dezembro de 1984. Este agrupamento actou pela primeira vez em Casais de Baixo no dia 02 de Março de 1985. Este agrupamento musical ganhou grande popularidade, conseguindo assim na altura um carinho muito grande por parte do público , ainda hoje se fala no seu nome.



Com sede também nesta povoação existiu o Grupo Musical Nova Era que se formou em 1999 por Tony Ribeiro nas teclas e nas vozes Sara e Soraia Aleixo e António Catarino , tendo este último elemento desistido, não tendo participado na estreia do grupo a qual ocorreu no Forte da Casa num espectáculo integrado nas comemorações do 12º aniversário do IAC, Instituto de Apoio á Comunidade do Forte Da Casa no dia 26 de setembro de 1999, tendo-se apresentado pela primeira vez nos Casais de Baixo no dia 19 de dezembro de 1999 na festa de natal da A.R.C.B.





O Grupo Musical Nova Era No Hotel Leziria Em Vila Franca De Xira


Como nota curiosa existiu o grupo de música popular portuguesa " Quinteto Rainha " que embora não tivesse a sua sede nesta povoação, tinha na sua discografia um tema interpretado por Tony Ribeiro , que integrava este grupo , com o titulo " Eu Deixei A Minha Terra , com música de Isidro Carvalho e letra de Tony Ribeiro , que falava nestes casais.

Quinteto Rainha Actuando Em Belém (Lisboa ) Em 1986

" EU DEIXEI A MINHA TERRA "

I

Eu deixei a minha terra

e aqui eu vim parar

viajei com os meus pais

e aqui fiquei eu morar

I I

tantos anos se passaram

e com saudades eu fiquei

da minha terra querida

dos amigos que lá deixei

" REFRÃO "

Casais De Baixo , Terra pequenina e boa

Casais De Baixo , Terra pequenina e boa

Seu concelho é Azambuja , seu distrito é Lisboa

Seu concelho é Azambuja , seu distrito é Lisboa

I I I

Amigos eu arranjei

ai nesta terra tão querida

hei-de amá-los e estimá-los

pró resto da minha vida

I V

Um amor eu arranjei

por esse amor me apaixonei

gostei dela tanto tanto

que com ela eu casei

" REFRÃO "


___________________________________________
A MÚSICA É . . . A música é o único meio de comunicação internacional actualmente praticada no mundo , e a única forma de falar uma linguagem criadora com intensidade e pertinácia, iguais ás pessoas do mundo inteiro.