22/01/2008

Pensamento Do Dia

A consciência é muito bem-educada. Deixa logo de falar com aqueles que não querem escutar o que ela tem a dizer

Autor : Samuel Butler

Pensamento Do Dia

Para se ser feliz, nada melhor do que trocar preocupações por ocupações.

Autor : Masteeline

Pensamento Do Dia

A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade.

Autor : William Blake

19/01/2008

Alguém Consegue Adivinhar Que Sinal É Este ?

Este sinal encontra-se colocado á entrada desta aldeia, para quem circula no sentido
EN 3 - Casais De Baixo, junto á escola do 1º ciclo do ensino básico, e o qual em minha opinião e devido ao sítio e ao estado em que se encontra, é um mau cartão de visita para esta aldeia .
Á já algum tempo atrás foi colocada nova sinalização afim de substituir a sinalização mais antiga por uma sinalização nova e mais recente.
A nova sinalização visava substituir o referido sinal, só que por descuido ou por outro motivo desconhecido, o referido sinal não foi retirado e encontra-se no mesmo sitio onde foi colocado á anos, e no estado que podemos ver na foto abaixo, irreconhecivel e degradado.
Seria bom que o mesmo fosse retirado, pois para além de não ter utilidade nenhuma, no estado em que se encontra e uma vez que tem sinalização nova a substitui-lo, está a dar um mau aspecto á entrada da aldeia.
Aqui fica o reparo e a chamada de atenção para este pormenor, e já agora alguém se atreve a tentar adivinhar que sinal é este devido ao estado em que o mesmo se encontra ?

Eleições Na Associação Recreativa De Casais De Baixo

Tendo como principal objectivo, eleger novos órgãos sociais para o próximo biénio 2008 / 2010, e conforme consta na convocatória emitida para o efeito, os associados da Associação Recreativa De Casais De Baixo, vão reunir em Assembleia Geral Ordinária, obedecendo a uma ordem de trabalhos constituída, apenas de dois pontos : Apresentação do relatório e contas referente ao ano de 2007 e apresentação das listas candidatas para a eleição de Novos Órgãos Sociais para o próximo biénio.

Assembleia Geral Ordinária
Convocatória
Nos termos do Art. 37 e § único do R. G. I. , convoco a Assembleia Geral da
Associação Recreativa De Casais De Baixo, a reunir em primeira convocatória e em Sessão Ordinária, na sua sede em Casais De Baixo, no próximo dia 25 de Janeiro de 2008 pelas 21 horas com a seguinte
Ordem De Trabalhos :
1º - Apresentação do relatório e contas de 2007 ,
2º - Apresentação das listas candidatas para o mandato, biénio 2008 a 2010 .
Não havendo número legal de Associados para deliberar em primeira convocatória, fica desde já a mesma Assembleia Geral , nos termos do Art. 39, convocada para reunir em segunda convocatória no mesmo local e uma (1) hora depois com a mesma ordem de trabalhos.
O Presidente Da Mesa Da Assembleia Geral
Manuel Joaquim B. F. Rodrigues
Caro sócio para bem do futuro do clube , compareça e participe na próxima Assembleia Geral !

17/01/2008

Anedota

Um Alentejano Num Mercedes:
Um alentejano vem a Lisboa e mete-se num táxi um mercedes.
No entanto a estrela colocada a meio do capô chama-lhe a atenção e pergunta ao táxista para que serve.
Perante tal pergunta o táxista resolve gozar com ele e diz-lhe que é um ponto de mira.
Com ar de espanto pergunta o alentejano - Um ponto de mira ? Mas para quê ?
Responde o táxista :
- O Sr. está vendo aquela senhora ali a atravessar a estrada ?
- Então repare .
E o táxista aponta o táxi na direcção da senhora, e claro quando está bem perto da senhora já no último momento dá uma guinada ao táxi e desvia-se da senhora.
Qual não é o espanto do táxista quando ouve um estrondo e vê a senhora a ir pelo ar.
E diz o alentejano :
- Um ponto de mira não é ? mas se não fosse eu a abrir a porta não acertava na senhora .

- Anedota

No Confessionário . . .
- Sr. padre, eu pequei. Fui seduzido por uma mulher que se dá . . .
- És tu Carlitos ?
- Sim Sr. padre sou eu .
- E com quem estiveste tu ?
- Padre eu já disse o meu pecado, se ela quiser que confesse o dela.
- Repara Carlitos, mais tarde ou mais cedo eu vou saber, assim é melhor que o digas agora. Foi a Isabel Fonseca ?
- Padre os meus lábios estão selados.
- A Maria Gomes ?
- Por mim jamais o saberá . . .
- Ah a Maria José ?
- Não lhe direi nunca ! ! !
- A Ermelinda do talho ?
- Padre não insista por favor ! ! !
- Então foi a Catarina da pastelaria não '
- Padre isto não faz sentido . . .
O padre rói as unhas desesperado e diz-lhe então :
- És um cabeça dura Carlitos, mas no fundo do coração admiro a tua reserva . Vais rezar vinte pais nossos e dez avé marias . . . Vai com Deus meu filho . . .
O Carlitos sai do confessionário e vai para o banco do jardim ali bem perto da igreja. O seu amigo pedrito desliza para junto dele e sussurra-lhe :
- E então ? Resultou ?
- Sim . Tenho cinco nomes de gajas que dão baldas ! ! !

14/01/2008

Fez-se Silêncio Na A. R. C. B.

Na noite do passado dia 12 de janeiro de 2008, no salão de festas da Associação Recreativa, teve lugar mais uma iniciativa da comissão de festas de 2008, com o propósito de angariar fundos para a realização dos festejos anuais de 2008, e desta vez uma Noite Casaleira , onde o fado como não podia deixar de ser, foi rei e senhor .
Com algumas pequenas alterações em relação aos nomes que estavam anunciados no programa, e sem conseguir esgotar todas as mesas, o público presente conseguiu preencher 2/3 da lotação disponivel, o que foi realmente muito bom, pois não devemos esquecer que estamos no mês de janeiro um mês que se reflecte de uma maneira geral de algumas dificuldades financeiras, devido aos gastos efectuados no mês anterior por ocasião da quadra natalicia.
No entanto, não tendo conseguido obter casa cheia , é de louvar a presença do muito público presente.
Um público que sabe e gosta de ouvir fado, e isso sentiu-se no silêncio que foi feito no encanto daquela noite em que se ouviu o trinar das guitarras e o timbre cavado das vozes que sabem emprestar a alma ao fado e que sem recorrerem ao microfone, utilizando a voz natural onde a boa acústica da sala também foi favorável, mostraram assim e dessa forma o seu real valor.
Foi uma noite onde no palco da A. R. C. B. choraram as guitarras e cantaram os fadistas.
Nesta noite mágica pelo palco passaram, cantaram e brilharam as vozes de várias gerações de fadistas, que desde os mais novos como Filipa Rodrigues, Helder Lopes e Pedro Silva, até aqueles que já andam nestas andanças há muitos anos, como é o caso de António Catarino, Fernando Varela, Casemira Alves, José Miguel Amador e Joaquim Júlio, fizeram com que algumas lágrimas mais indiscretas não conseguiram ficar indiferentes às letras que compunham a arte poética de cada fado.
Brilharam também na guitarra portuguesa António Dias e no acompanhamento á viola Eduardo Lemos.
Foi certamente uma noite em que a grandiosidade do fado associada à atmosfera acolhedora arrebatou todo o público presente, que como já referi teve um comportamento digno de registo o qual foi reconhecido pelos artistas participantes nesta noite.
Mas para além do fado houve também mais dois grandes momentos nessa noite.
Pedro Silva e Sérgio Pinto que proporcionaram um desses excelentes momentos ao subirem ao palco trajados a rigor, e com a magia do seu sapateado brindaram todo o público presente com a exibição da dança do fandango o expoente máximo do folclore da nossa região o Ribatejo, o qual se enquadrou perfeitamente bem na noite que ali se viveu.
Para o final desta grande noite estava reservado um grande momento de humor e boa disposição com o duo Humoristico Irmãos Lagoa .
Se ao longo da noite, e no que diz respeito ao fado a noite tinha sido magnifica, como atrás já referi , para terminar a noite não podia ter sido melhor .
E digo não podia ter sido melhor porque, tenho visto muitas actuações dos Irmãos lagoa, mas como a desta noite, já não me lembro de ver á muito tempo.
Começando pelas anedotas contadas de uma forma que só eles sabem, passando pela interpretação dos fados humoristicos de sua autoria, em que os gestos e as imitações únicas deste duo humoristico, conseguem arrancar facilmente aplausos e fortes gargalhadas até ao mais sério ou ao mais mal humorado presente naquela sala, e de tal forma que até os próprios tiveram que interromper a sua actuação por duas vezes devido ao excesso de boa disposição onde até um elemento desta dupla fantástica se atirou para o chão a rir.
Parabéns Irmãos Lagoa pela excelente actuação com que brindaram todos os presentes nesta noite.
Aqui ficam algumas fotos dessa grande noite :



António Catarino
Casemira Alves
Helder Lopes
Igreja De santo Estevão Cantado A Quatro Vozes

O Fandango Com : Pedro Silva E Sérgio Pinto

O Duo Humoristico Irmãos Lagoa

O Final Com Todos Os Intervenientes Nesta Grande Noite

Aspecto Do Público Presente


Em breve este blog dará a informação sobre outras iniciativas que a comissão de festas de 2008 pensa levar a efeito antes da realização dos festejos anuais de 2008, afim de angariar fundos para a realização dos festejos do corrente ano.





06/01/2008

- Anedota

Gestão Do Conhecimento :
Um homem entra no duche enquanto a sua mulher acaba de sair dele e se enxuga.
A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender, a mulher desiste, enrola-se na toalha e desce as escadas. Quando abre a porta, vê o vizinho Ventura na entrada . Antes que ela possa dizer qualquer coisa, o vizinho Ventura diz-lhe :
-Dou-lhe 800 euros se deixar cair essa toalha.
- Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua.
O ventura então, entrega-lhe os 800 euros prometidos e vai-se embora.
Confusa, mas excitada com a sua sorte, a mulher enrola-se novamente na toalha e volta para o quarto. Quando entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Ventura, o vizinho da casa ao lado - diz ela.
- Óptimo ! E deu-te os 800 euros que me estava a dever ?
Moral da história :
-Se compartilhar informações a tempo pode evitar exposições desnecessárias!!!

- Anedota

Afinal Existem Alentejanos Inteligentes :
Um alentejano apanha um comboio para ir ao Porto e senta-se ao lado de um senhor muito bem vestido.
O alentejano começa a olhar e pergunta: - Por acaso você nunca apareceu na televisão ?
Ao que o Sr. responde : - Sim, eu costumo ir a muitos concursos de cultura geral e por isso o Sr. deve conhecer-me daí.
Como a viagem vai ser longa, você por acaso não quer fazer um jogo comigo?
- Pode ser. - Respondeu o alentejano.
- Então fazemos assim: como eu tenho mais cultura que o Sr., você faz-me uma pergunta sobre um assunto qualquer e se eu não souber responder, dou-lhe 10 contos. A seguir faço-lhe eu uma pergunta e se eu não souber a resposta, dá-me só mil escudos. Concorda?
- Vamos a isso. - respondeu o alentejano confiante.
- Então eu faço-lhe a primeira pergunta.
Diga-me o nome da pessoa que escreveu "Os Lusíadas", aquele poeta só com um olho, que dignificou Portugal ?
O alentejano começa a pensar e passados alguns instantes diz : - Nã sei. Ê nã sei leri.
- A resposta era Luis de Camões.
Dê-me os mil escudos e faça-me uma pergunta qualquer.
- Tomi. Bem, qual é o animali que se o encostar a um chaparro sobe-o com quatro patas e desce-o com cinco patas ?
- Olhe, essa nem eu sei. - respondeu o homem muito admirado.
- Então passe para cá os 10 contos.
- Tome. Mas agora diga-me, que animal é esse?
- Tamém nã sei. Tome lá mil escudos.

- Anedota

Aprenda Como Se Faz :
Um advogado circulava com um BMW, em alta velocidade (200 km/hora) e no centro da cidade do Porto quando foi mandado parar por um Polícia de trânsito o polícia pergunta :
- O senhor vinha em excesso de velocidade, por favor mostre-me a sua carta de condução !Advogado : - Já caducou e não a tenho comigo.
Polícia :- Então, mostre-me o documento do carro, o livrete !
Advogado :- O carro não é meu.
Polícia :- Por favor, abra o porta luvas!
Advogado :- Não posso, tem um revólver que usei para roubar este carro.
Polícia (já bastante preocupado) :- Então, venha abrir a mala do carro !
Advogado :- Nem pensar ! na mala está o corpo da dona deste carro, que eu matei no assalto.
O Polícia, estupefacto e alarmado pela situação, resolve chamar o seu superior.
Chegando ao local, o superior dirige-se ao Advogado:
Superior :- Carta de condução e livrete do carro, por favor !
Advogado :- Está aqui ! como vê tenho carta e o carro é meu.
Superior :- Abra o porta luvas !
Advogado, tranquilamente abre o porta luvas e diz :- Como vê, só tem alguns papéis.
Superior :- Então abra agora a mala do carro !
Advogado, sempre na sua tranquilidade :- Certo, aqui está... como vê está vazio.
Superior (constrangido) :- Deve estar acontecendo algum equívoco, o meu subordinado disse-me que o senhor não tinha habilitação, que não era o dono do carro pois tinha-o roubado com um revólver que estava no porta luvas, de uma mulher cujo corpo estava na mala do carro.
Advogado :- Só falta agora esse sacana dizer que eu estava a conduzir com excesso de velocidade ! ! !

Resposta A Mensagem Privada.

Foi deixada no passado dia 15 de dezembro de 2007 no livro de visitas deste blog, uma mensagem privada de uma visitante e residente nesta povoação que deixou a sua assinatura
" Ana " , e sendo privada sómente eu, como autor deste blog, tinha acesso ao seu conteúdo.
No entanto devido á importância que eu acho que o seu conteúdo contém , e devido a esta senhora não concordar com a atitude que este blog teve ao enviar uma carta a informar o problema existente na Rua Dos casaleiros, achei por bem, e vou tomar a liberdade de a tornar pública neste blog, esperando muito sinceramente que esta senhora não leve a mal, até para que todos os que visitam este blog, caso pretendam possam apresentar as suas ideias, ou comentar sobre este assunto.
A mensagem é a seguinte :
Boa Noite.
Antes demais gostaria de desejar a toda a população de Casais De Baixo um feliz natal e um ano de 2008 cheio de paz e prosperidade para todos. Gostaria de felicitar o autor do blogue pois o trabalho de divulgar a terra onde se vive e acima de tudo amá-la e respeitá-la é sempre um trabalho meritório. No entanto enquanto residente nos Casais de Baixo e enquanto cidadã consciente dos meus direitos e deveres, não me parece de muito bom tom enviar-se uma carta para os orgãos autárquicos em nome da população, especialmente se a população só tiver acesso a este tipo de informação através do blogue. Acima de tudo gostaria de manifestar que se os residentes dos Casais de Baixo sentem que os orgãos autárquicos não respondem às suas solicitações deverão criar um movimento civico com um presidente que os represente, além de que os cidadãos podem sempre intervir em sede própria, quer através de contacto directo com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, quer nas Assembleias de Freguesia, que após o periodo da ordem do dia tem um espaço dedicado à intervenção do público. E como acredito que as sugestões são importantes para quem faz este trabalho penso que a minha sera levada em conta. Espero que continue o trabalho desenvolvido até aqui, pois além de os Casais de Baixo ser uma terra pequenina e boa é sobretudo uma terra de boa Gente.

Em primeiro lugar quero agradecer - lhe a sua visita ao blog, a sua mensagem , e as suas felicitações ao trabalho por mim desenvolvido, o qual continuarei a fazer o melhor que sei e que posso sempre em defesa do bom nome desta simpática povoação, na qual tenho o prazer de residir há já alguns anos.
Quero também dizer-lhe que aceito e respeito plenamente o seu comentário e a sua ideia, pois vivemos em democracia e quando assim é, á que aceitar e respeitar as ideias de todos.
No entanto não quero deixar de lhe responder e assim, quando a senhora diz na sua mensagem que : " enquanto residente nos Casais De Baixo e enquanto cidadã dos seus direitos e deveres, não lhe parece de muito bom tom este blog ter enviado uma carta para os orgãos autárquicos em nome da população, especialmente se a população só tiver acesso a este tipo de informação através do blogue. " , então permita-me que lhe diga , ou melhor que a informe que a carta que este blog enviou ao Excelentissimo Sr. Presidente da Junta De Freguesia De Azambuja, e cujo conteúdo pode ser lido na integra na secção " Olhar Atento " , foi enviada sim em nome da população desta povoação, no entanto a titulo de informação e preocupação, de forma simpática e educada.
Portanto na referida carta não ofendi nem critiquei ninguém em nome da população, apenas e só me limitei a informar e chamar a atenção para o actual problema da Rua Dos Casaleiros, e que até á presente data ainda ninguém teve a preocupação ou a coragem de o fazer.
Assim não vejo portanto motivo aparente para que a senhora possa não estar satisfeita com a atitude tomada por parte deste blog, antes pelo contrário devia sim demonstrar uma atitude de satisfação, pois o envio da carta foi feito com a melhor das intenções, e na esperança de sensibilizar os responsáveis para a resolução grave deste problema.
No entanto é a sua opinião a qual agradeço, aceito e respeito-a .
Quando a senhora também diz a determinada altura da sua mensagem que : " gostaria de manifestar que se os residentes dos Casais de Baixo sentem que os orgãos autárquicos não respondem às suas solicitações . . .
Pois aqui se me permite gostaria de lhe dizer o seguinte : pelo conteúdo da sua mensagem
dá-me a ideia de que a senhora é uma pessoa ou ligada ou que percebe de politica, e assim sendo caso queira criar o citado movimento civico, eu estou desde já ao dispor, e terei imenso gosto em fazer parte do mesmo, e poderá também contar com este blog para todo o apoio necessário para o referido Movimento, assim como pode também contar desde já com mais algumas pessoas residentes nesta povoação, com as quais eu falo regularmente sobre os problemas da aldeia e dos assuntos deste blog, e que estão interessadas em fazer parte do movimento civico afim de verem tal como eu resolvidos os problemas nesta terra pequenina e boa, e sobretudo como você disse e muito bem, uma terra de boa gente , mas que infelizmente á muito tempo que está no esquecimento dos orgãos autárquicos.
Com os melhores cumprimentos o autor Tony Ribeiro.