27/03/2010

- Câmara Lenta. . .

Passado quase um mês após a visita do Exmo. Sr. Vereador Silvino Lúcio da Câmara Municipal De Azambuja a esta povoação, relembra-se que a mesma aconteceu no passado dia 18 De Março 2010, e em que junto dos moradores o Sr. Vereador tomou conhecimento de alguns problemas existentes nesta aldeia, os quais eram, e continuam a ser, motivo de descontentamento e preocupação por parte dos habitantes desta aldeia.
Apesar de no dia seguinte á visita do Sr. Vereador, a Câmara de Azambuja ter enviado para o terreno algumas máquinas para começar a reparar algumas situações descritas pelos moradores, apesar da intervenção da Câmara, os problemas encontram-se todos praticamente na mesma.
E assim para confirmar o que se está a dizer, nada melhor do que comprovar com as fotos que este blog aqui apresenta, tiradas antes e após dos trabalhos realizados.
Começamos então pelo problema do aqueduto que passa entre a Rua da Várzea e a Rua Dos Casaleiros, e que se encontrava no dia 18 de Março, dia da visita do Exmº. Sr. Vereador conforme a foto documenta :

Foto antes da intervenção da Câmara.

Após a intervenção da Câmara, que decorreu no dia 19 de Março 2010, o local ficou assim :

Foto do local após a intervenção da Câmara.
Apesar da rapidez a eficiência não foi a que se desejava, pois o que aqui foi feito foi apenas a limpeza junto ao aqueduto, e o resultado está á vista.
Ou seja muito pouco eficiente, pois com as águas praticamente paradas, e embora já não estejamos em tempo de chuva é certo, mas o caudal para a passagem das águas é muito pequeno ou insuficiente como se pode ver na foto, e a razão é a de que o ribeiro do lado sul deveria de ter sido limpo e não foi, e segundo apurámos junto do proprietário do terreno, seria dada autorização á Câmara para que a limpeza se pudesse processar como devia de ser, e no entanto a Câmara apenas se limitou a fazer a limpeza junto ao aqueduto, ficando por limpar o ribeiro.
O trabalho ali realizado considera-se um trabalho incompleto, e não satisfatório, pois poderia e deveria de ter sido feito muito melhor.
Sobre o problema das bermas baixas na estrada municipal nº 641 que liga a estrada nacional nº3 a esta povoação, as quais se encontram em várias zonas, com as bermas muito baixas em relação ao nivel da estrada, aqui só foi reparado precisamente o local onde foi comunicado ao Sr. Vereador este problema.
No entanto este problema existe em vários locais e ao longo de praticamente toda a extensão da estrada entre a estrada nacional nº 3 e a povoação.

A foto do local que foi reparado :


O único local em que a berma foi reparada.


Sobre o problema das bermas em que o alcatrão se encontra danificado, também foi reparado em apenas alguns locais, no entanto nos locais em que o alcatrão foi reparado, e como as bermas que se encontravam mais baixas e não foram reparadas passado poucos dias o alcatrão ficou como mostra a foto :


O estado em que ficou o alcatrão passados poucos dias após a reparação.


Outro dos problemas era o do aqueduto junto á avipronto e que á muito vinha a necessitar de uma intervenção urgente pois cada vez que chovia mesmo pouco que fosse a estrada ficava submersa.
Aqui a visita do Ex. Sr. Vereador decorreu no dia 18 de Março 2010 e no dia 26 de Março, quando o correio da manhã e a televisão SIC, foram contactados ainda estava assim como documentam as fotos :

As fotos antes dos trabalhos ali realizados :


A estrada submersa permitindo a circulação em apenas uma faixa.

O estado lastimável em que se encontrava aquela zona.

Os buracos existentes na zona submersos de água, só quem passava de carro é que tinha uma ideia da sua profundidade.

Mas coincidência ou não, o que é certo é que toda a gente já sabia e falava da existência do contacto feito com a Televisão SIC , programa Nós Por Cá, e logo na manhã do dia 29 de Março, a Câmara de Azambuja iniciou os trabalhos no local.

È caso para perguntar ? Então porque é que quando os moradores estiveram em reunião de Câmara no dia 16 Março e colocaram este problema do ribeiro, foi dito aos moradores que quanto ao assoreamento deste ribeiro, a Câmara não podia intervir porque o ribeiro está sobe a tutela do Instituto da Água (INAG), e que sendo uma autoridade de recursos hídricos, caso a Câmara intervisse no local, no dia seguinte estariam lá os fiscais a multar o municipio.

Então a Câmara até ao dia 16 Março não podia intervir no local, e depois já pode ?

E a visita do Sr. Vereador foi no dia 18 de Março e só no dia 29 de Março é que a Câmara interviu ? Porquê tão tarde ?

Aqui ficam as fotos dos trabalhos realizados pela Câmara no dia 29 de Março, que fez com que a estrada estivesse cortada ao trãnsito no decorrer dos trabalhos realizados naquela zona.


O decorrer dos trabalhos :





Aqui também os trabalhos realizados não ficaram como se desejava, pois a Câmara apenas se limitou a fazer a limpeza da areia na zona do ribeiro por baixo da estrada, e tal como disse em relação ao aqueduto entre a Rua da Várzea e a Rua dos Casaleiros, caso fosse tempo de chuva a estrada voltaria a ficar submersa, basta olhar para a fotos seguintes e ver como se encontra o local.


O estado em que se encontra o local no dia 06 Abril 2010 :


A areia quase tapa por completo a passagem da água.

Do outro lado a situação é idêntica.

Esta manilha está praticamente entupida com areia.

A falta de limpeza da valeta junto ao local .

Um monte de areia deixado no local, aquando dos trabalhos ali realizados.

Mais uma foto mostrando a falta de cuidado e limpeza no local.

A protecção colocada no local.

Neste local devido á saliência das lajes que cobrem o ribeiro, quem por ali passa de carro tem que circular muito devagar e com cuidado.

O perigo das fissuras das lajes estão como mostram a foto.

Segundo este blog conseguiu apurar, já existe autorização por parte do Ex. Sr. José Fernando, proprietário da herdade dos Arneiros de Baixo, propriedade por onde passa o ribeiro, para a Câmara proceder á limpeza do ribeiro.

Até ao momento, entre todos os problemas apresentados, só ainda foi resolvido a 100% um problema, que foi a colocação do sinal na rua das Rosas, que já se encontra no local.

Finalmente temos um problema resolvido a 100%.

Conclusão, passado este tempo todo está tudo praticamanete na mesma, e é caso para dizer :


Câmara lenta. . .

Sem comentários: