29/09/2007

Pensamento Do Dia

Não te abras com teu amigo, que ele um outro amigo tem, e o amigo do teu amigo, possui amigos também...

Autor : Mário Quintana

28/09/2007

Agradecimentos A todos . . .

Gostaria aqui de agradecer a todas as pessoas e entidades, que tornaram possivel a construção deste blog , e que gentilmente e de forma simpática apoiaram e contribuiram com ;
textos, fotos, informações, e as devidas autorizações para a colocação dos mesmos.
Nomeadamente :
Ao Dr. José Machado Pereira do Museu Municipal de Azambuja,
Ao Dr. Miguel Murgeiro e á Srª. Engª. Sandra Costa ,
ambos do departamento de urbanismo da Câmara Municipal de Azambuja ,
Á Exmª. Srª. Professora Martinha e a todas as crianças da escola EB 1 de Casais De Baixo,
Aos Municipios da Figueira Da Foz, Nazaré e Azambuja,
Á junta De Freguesia De Azambuja,
Instituto Nacional De Estatisticas,
Á prestigiosa Instituição IAC Instituto de Apoio á Comunidade do Forte Da Casa,
Á Exmª. Direcção da Associação Recreativa De Casais De Baixo,
Á Comissão De Festas De Casais De Baixo ,
Á Gerência Do Supermercado - Frescos & Cª.,
Á Gerência De José Carlos Saavedra - Auto Reparações , Lda.,
Á Direcção Do Grupo Desportivo De Azambuja,
Estúdios Fotográficos 2007 de Azambuja,
Directório Do Sapo,
Aos Exmos. Srs. Directores :
Da TV Tejo.com,
Oeste TV,
Ribatejo Digital,
Jornal Fundamental,
Jornal O Mirante,
Jornal Vida Ribatejana,
Jornal O Ribatejo,
aos meus AMIGOS Diamantino Cruz,
David Cardoso,
Mónica Pinto,
Sérgio Alex do Tecno Blog,
Blog Aficionados da Moita
e também ao Miguel Ouro.
Em meu nome e em nome de toda a população de Casais De Baixo ,
Muito Obrigado ,
e bem hajam pela vossa preciosa Colaboração .

" Casais De Baixo Vai Ter Fontanário Á Entrada Da Aldeia "

A entrada desta Aldeia está a ser requalificada com a construção de um fontanário, e toda a área envolvente irá ser beneficiada com espaços verdes e zona de lazer.
As obras tiveram o seu inicio em meados do mês de setembro , e espera-se que as mesmas sejam concluidas muito em breve .

Informação

Esta secção é dedicada ao serviço de pequenos anúncios grátis .
Se está interessado em colocar aqui o seu anúncio , é favor contactar-me através do meu e-mail , enviando o texto que deseja ver publicado e aguardar que o mesmo seja publicado .

A capelinha e o centro de dia de idosos.

- A Capelinha desta aldeia foi inaugurada no dia 09 de Julho de 2000 , tendo estado presente na cerimónia inaugural o Exmº. Srº. Patriarca de Lisboa , D. José Policarpo.

Agradecimentos Aos Comentários

Prezados Amigos (as) .
Quero aqui expressar os meus sinceros agradecimentos a todos os comentários que me têm sido enviados, quer por e-mail , quer todos aqueles que têm sido deixados no livro de visitas deste blog, assim como as vossas palavras de incentivo , carinho e amizade , as quais me dão ainda mais força para levar por diante este trabalho cada vez com mais gosto, e que este vosso amigo tem sempre o cuidado e a preocupação de agradecer quer pessoalmente quer através de e-mail..
Muito Obrigado , e um forte abraço com Amizade para todos (as) deste vosso Amigo

Tony Ribeiro

27/09/2007

Outras Terras Com O Nome De Casais De Baixo

Para além desta povoação, existem outras 5 povoações com o nome de Casais De Baixo.

Aqui ficam as suas localizações :

- Na Freguesia e Concelho de Porto de Mós , Distrito de Leiria.

- Na Freguesia de Rio Meão, Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro.

- Na Freguesia de Maiorca, Concelho da Figueira da Foz, Distrito de Coimbra.

- Freguesia de Famalicão, Concelho da Nazaré, Distrito de Leiria.

- Freguesia da Ribeira da Janela, Concelho de Porto Moniz, Distrito Ilha Da Madeira.

25/09/2007

Festas Anuais

Não está previsto a realização das festas anuais em 2010.

Pensamento Do Dia

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás ; mas só pode ser vivida, olhando-se para a frente.

Autor : Soren Kierkergaard

04/09/2007

A História

Dá pelo nome de Casais de Baixo, um dos lugares urbanos principais da freguesia e concelho de Azambuja.
Quem vindo de Lisboa para Azambuja, Cartaxo ou Santarém, depois de passar Vila Nova da Rainha e a zona industrial, encontra uma rotunda com a indicação – Casais dos Britos e Casais de Baixo.
Anda cerca de de 1,2 quilómetro e aí estão os Casais de Baixo.
Aglomerado urbano simpático onde pode encontrar um misto de urbanidade puramente urbana em termos de concentração contínua de edificações e de ruralidade em duas vertentes – a das gerações mais antigas com a sua exploração agrícola de auto-subsistência e as mais recentes, com habitações modernas de gente que aqui procura o sossego e o ambiente rural, longe da poluição dos meios urbanos.
Durante o século XIX e até as primeiras décadas do século XX, os Casais de Baixo não passavam de muito poucas explorações agrícolas em regime de minifúndio intensivo de naturais, com a sua habitação e anexos que aquele tipo de exploração exigiam.
Aos poucos, foi-se-lhes juntando gente provinda tanto do Norte como do Sul, fruto das migrações sazonais de mão-de-obra agrícola, que para aqui vinham na monda, na ceifa e noutras ocupações que anual e ciclicamente davam às famílias o que a sua terra de origem não lhes propiciava. Ratinhos das Beiras, alentejanos e ribatejanos, avieiros, ovarinos, cagaréus e tantos outros, foram ficando e criando entre eles laços de vizinhança e miscegeneração social e cultural, geradora de uma identidade e cultura que se começa a revelar com subtis características de cultura específica - a «cultura casaleira».
Não andaremos longe da verdade ao avançar com a hipótese plausível de que a este primeiro ciclo de fixação humana que está na génese do lugar, se sucederam dois outros ciclos de desenvolvimento:
Um primeiro em meados do século XX, a que corresponde o início do ciclo da industrialização circunvizinha, com a transformação da mão-de-obra rural e operariado industrial. Gente habituada a viver da e na agricultura, encontrou na periferia da Vila de Azambuja as condições ideais para prosseguir essa actividade, a par da “nova” profissão que as unidades fabris lhe proporcionavam na melhoria das suas condições de vida, tanto em relação aos seus lugares de origem, como nas novas condições sócio-económicas que aqui vai encontrar.
O segundo movimento de fixação humana e mais recente tem inovadoras características sociais, através de segunda habitação para o sossego de fins-de-semana e férias de citadinos, ou de citadinos que trabalham em meio urbano e a acessibilidade ao lugar lhes permite fazer dele a residência familiar permanente.
Estas características de índole demográfica e de mobilidade não possibilitam avançar com rigor um número total dos seus habitantes, salvo que os seus eleitores com residência oficial são em 2007, 305, como também são difíceis de determinar os seus limites geográficos reais.
Certa e visível é a dinâmica social e cultural da comunidade. O seu desenvolvimento e afirmação próprias estão patentes na criação de instituições e associações de uso colectivo – desde as acessibilidades, os arruamentos e vias de ligação e circulação que serve um povoamento disperso, as infra-estruturas básicas como telefone, energia eléctrica, águas e saneamento, num processo que começou nos anos sessenta do século XX com a escola primária, a Colectividade e a Capela, numa conjugação geradora de sentimentos de pertença e de vontade de ali viver, conviver e visitar, porque ainda se podem encontrar e admirar aprazivelmente, a Natureza e a paisagem.
Esperamos pela sua visita!.

Localização

Quem Segue na auto estrada do norte (A1) , saindo no carregado e seguindo em direcção á Azambuja pela EN 3 , depois de passar por Vila Nova Da Rainha logo a seguir á zona industrial , encontra ao KM 8,6 uma rotunda na qual virando á sua esquerda avista uma placa com a indicação de Casais De Baixo .
Percorre cerca de 1,2 KM e eis que chega á entrada da pequena , mas simpática e pacata aldeia , que um dia alguém apelidou de " Terra Pequenina E Boa " os Casais De Baixo .
Casais De Baixo é uma Aldeia da Freguesia e Concelho de Azambuja, com 565 habitantes, (dados referentes aos censos 2001 do I.N.E.), situada a cerca de 40 KMS a norte da cidade de Lisboa , e a aproximadamente 4 KMS do centro da vila de Azambuja .
Aldeia simpática, de gente hospitaleira, situada num vale com as suas inúmeras casas dispersas, encontra-se rodeada de pinhais e eucaliptais, onde por esse motivo é possivel respirar o ar saudável e puro.
É uma aldeia calma e sossegada, ideal para quem procura, a tranquilidade quer para habitar ou simplesmente o refúgio para passar os fins de semana longe das confusões das grandes cidades.
Os habitantes de Casais De Baixo chamam-se Casaleiros.

Mapa 1
Mapa 2
Mapa 3
Aglomerados Concelho Azambuja
Ortofotomapa Casais De Baixo

Ortofotomapa Casais De baixo



Cartografia Casais De baixo

A Colectividade


ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DE CASAIS DE BAIXO


O Emblema Da A.R.C.B.

A Associação Recreativa De Casais De Baixo, é a única Colectividade existente nesta povoação, e foi fundada em 23 de Outubro de 1975 por cerca de 6 Amigos, que começaram a vida da Colectividade realizando as primeiras reuniões em adegas e garagens e , construindo um espaço fechado em madeira coberto com caniço, tendo esse espaço funcionado entre 1976 e 1978 , sendo construido em 1978 numa segunda fase um edificio em madeira, o qual dispunha de um bar e um outro espaço designado por salão de festas , onde se apuravam na altura as únicas receitas necessárias para a manutenção e crescimento da colectividade.

1º Edificio Da A.R.C.B. Em 1978 , Em Madeira

O Início das obras da Sede actual ocorreram em 15 de agosto de 1985 , tendo-se realizado a comemoração do final das obras do actual edificio sede , em 29 de janeiro de 2000 , tendo presidido á cerimónia o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal De Azambuja o Sr. Carlos Alberto P. De Oliveira .

Cerimónia Da Comemoração Do Final Das Obras Do Edificio Sede Da A.R.C.B.


A Associação Recreativa De Casais de Baixo tem-se destacado ao longo destes seus anos de existência nas várias modalidades desportivas, Atletismo, Futebol de 11, Futebol de Salão, Futsal, Ginástica, Ténis De Mesa, Taekwondo, as quais têm dado imensas alegrias aos seus Associados, como comprovam os troféus conquistados e que se encontram expostos em espaço próprio, na sede da Colectividade.


Aspecto Da Sala De Trofèus Da A.R.C.B.



A Equipa De Atletismo Da A.R.C.B. Em Casais Da Marinela Com O Campeão Olimpico Carlos Lopes

De entre todas as modalidades o destaque maior vai para o ténis de mesa, onde a atleta Diana Martins se sagrou campeã nacional em 1994/1995 representando as cores desta Colectividade.



Atleta Diana Martins Campeã Nacional De Ténis De Mesa em 1994/1995 Pela A.R.C.B.


Esta é a história resumida de uma Colectividade que soube criar as infraestruturas necessárias para concretizar os objectivos a que se propuseram todas as direcções em áreas tão distintas como o desporto, a cultura e o lazer. As Instalações actuais do edificio sede da Associação , dispõem de sala de jogos, ginásio para a prática de taekwondo, salão de festas, sala de troféus, gabinetes de direcção, gabinete da comissão de festas, biblioteca, balneários de apoio ás diversas modalidades desportivas, e uma sala de convívio ( bar ) que se encontra aberto diariamente.



Edificio Sede Da A.R.C.B.

Associação dispõe ainda de um recinto próprio para jogos tradicionais , o qual tem vindo a ser melhorado, e onde anualmente se realizam os festejos anuais desta localidade .


Actualmente a Asssociação conta com cerca de 300 sócios.


Datas Importantes da história da Colectividade :

Os estatutos da Colectividade foram aprovados e publicados no diário da república na 3ª série, com o número 126, na página 7511 em : 03 de Junho de 1982,

Escritura Pública da formação da Associação em, 28 de Abril de 1982

Datas das filiações mais importantes desta Colectividade :

A Associação Recreativa De Casais De Baixo , filiou-se na Federação de Campismo e Montanhismo em Novembro de 1984 ,

Na Associação de Futebol De Lisboa em 19 de Agosto de 1988 ,

Na Federação Portuguesa Das Colectividades De Cultura e Recreio em 01 de Agosto de 1996 ,

e No Inatel em 25 de Julho de 1997.


Contactos :

Tel. : 263 403 644

Sede : Rua da Associação, Casais De Baixo , 2050 - 360 Azambuja

Formações Musicais

Existiram nesta povoação algumas formações musicais, as quais tiveram a sua sede nesta localidade .
O Duo Musical Nova Era, foi formado em 1981 por António Catarino e Tony Ribeiro,
tendo feito a sua apresentação ao público no dia 24 de Outubro de 1981,
numa Grande Noite de Fados realizada por ocasião das comemorações do 6º Aniversário
da A . R . C . B . , na altura no edificio em madeira.

A Estreia Do Duo Musical Nova Era na A. R. C. B. em 24 de outubro de 1981

Este duo musical obteve grande sucesso com a música " A Neve " com letra e música de Tony Ribeiro.


" A NEVE "

I

Eu vi que neve caía

Em flocos pelo chão

Não lhe encontrei alegria

Escureceu-me o coração

II

Eu vi que a neve caía

Açoitada pelo vento

A chuva também se ouvia

Como se fosse um lamento

" REFRÃO "

Crianças sem agasalho

Velhinhos sem lar nem pão

Tanta gente sem trabalho

A precisar protecção

III

Eu vi a neve a cair

E pensei nos sem calor

Ó neve vou-te pedir

Faz-te quente por favor

IV

Tanto frio pobre gente

Sem o calor da fogueira

Ó neve faz-te tão quente

Como acesa a braseira

" REFRÃO "

V

Tu criança da cidade

Se os teus paizinhos puderem

Reparte a felecidade

Pelos que nada tiverem


Duo Musical Nova Era na Praça De Toiros de Azambuja em 1982

Existiu também o Agrupamento Musical Prelúdio, formado em 1984 por : Isidro Carvalho nas teclas, Rui no trompete, Tony Ribeiro na viola solo, Antonio Catarino na viola baixo, o Mário na bateria e João Cunha na viola ritmo. A sua estreia ocorreu num baile em Castanheira do Ribatejo a favor dos Bombeiros Voluntários em 08 de Dezembro de 1984. Este agrupamento actou pela primeira vez em Casais de Baixo no dia 02 de Março de 1985. Este agrupamento musical ganhou grande popularidade, conseguindo assim na altura um carinho muito grande por parte do público , ainda hoje se fala no seu nome.



Com sede também nesta povoação existiu o Grupo Musical Nova Era que se formou em 1999 por Tony Ribeiro nas teclas e nas vozes Sara e Soraia Aleixo e António Catarino , tendo este último elemento desistido, não tendo participado na estreia do grupo a qual ocorreu no Forte da Casa num espectáculo integrado nas comemorações do 12º aniversário do IAC, Instituto de Apoio á Comunidade do Forte Da Casa no dia 26 de setembro de 1999, tendo-se apresentado pela primeira vez nos Casais de Baixo no dia 19 de dezembro de 1999 na festa de natal da A.R.C.B.





O Grupo Musical Nova Era No Hotel Leziria Em Vila Franca De Xira


Como nota curiosa existiu o grupo de música popular portuguesa " Quinteto Rainha " que embora não tivesse a sua sede nesta povoação, tinha na sua discografia um tema interpretado por Tony Ribeiro , que integrava este grupo , com o titulo " Eu Deixei A Minha Terra , com música de Isidro Carvalho e letra de Tony Ribeiro , que falava nestes casais.

Quinteto Rainha Actuando Em Belém (Lisboa ) Em 1986

" EU DEIXEI A MINHA TERRA "

I

Eu deixei a minha terra

e aqui eu vim parar

viajei com os meus pais

e aqui fiquei eu morar

I I

tantos anos se passaram

e com saudades eu fiquei

da minha terra querida

dos amigos que lá deixei

" REFRÃO "

Casais De Baixo , Terra pequenina e boa

Casais De Baixo , Terra pequenina e boa

Seu concelho é Azambuja , seu distrito é Lisboa

Seu concelho é Azambuja , seu distrito é Lisboa

I I I

Amigos eu arranjei

ai nesta terra tão querida

hei-de amá-los e estimá-los

pró resto da minha vida

I V

Um amor eu arranjei

por esse amor me apaixonei

gostei dela tanto tanto

que com ela eu casei

" REFRÃO "


___________________________________________
A MÚSICA É . . . A música é o único meio de comunicação internacional actualmente praticada no mundo , e a única forma de falar uma linguagem criadora com intensidade e pertinácia, iguais ás pessoas do mundo inteiro.

Recordar Casais De Baixo

" Recordar Casais De Baixo "
Esta terra pequenina
Tem uma história para contar ,
Que o povo teve uma sina
Que o destino aqui veio traçar .
Os que cá moravam
No campo trabalhavam ,
Daí provinha o seu sustento ,
Dessa planície desabrigada ao vento .
Os que para cá vieram
Para esse pão também correram ,
Que a lezíria
É um prado cheio de riqueza ,
E neste canto de beleza
Encontraram a sua felicidade ,
Cada família na sua propriedade ;
Fugiram de uma barragem
Que a vida não é miragem ,
E as águas de Castelo De Bode
As suas aldeias inundaram ,
As suas terras taparam .
Todos desbravaram estes foros
Que a terra é boa para a semente
E dela tiraram rudemente
As primeiras colheitas da altura ,
A terra é fértil
Mas é árdua, dura , suja ;
Chamavam-lhe o Algarve da Azambuja :
Porque as mulheres
Iam nos burros montadas
Com os ceirões carregados
Para a praça da nossa Vila ,
Vendiam a primeira colheita fresquinha
Á gente que mais tinha ,
Que vestia outra casaca :
Eram as mangas de alpaca .
Casais , longe da confusão
E tão perto de tudo ;
E á noite , ao serão ,
O Alfredo Rebelo pegava na sua guitarra
E fazia uma farra com os seus amigos ,
Acompanhando-se com um copo de vinho ,
Espremido nas raízes destes Casais .
Há para contar mais história
São poucas estas palavras ,
Mas que elas fiquem na vossa memória
Porque esta prosa rimei ,
Acompanhado por estas guitarras ;
Casais De Baixo recordei . . .
Declamado na noite de fados de 10 de Abril de 1999 ,
e Oferecido á Associação Recreativa De Casais De Baixo ,
pelo seu autor Miguel Ouro que o escreveu em 05 De Abril de 1999 .

Imagens Da Nossa Terra

O Rio Tejo Visto Da Aldeia.
A Pista TT, Da Secção Motos E Suor Da A. R. C. B. .
Edificio Sede Da A. R. C. B. .
Vista Do Jardim Firmino Dos Santos Catalino.
A Capelinha, E Centro De Dia De Idosos.
Escola Do 1º Ciclo Do Ensino Básico .
Vista Panorâmica Da Aldeia .
A Sede Da A. R. C. B. , E A Escola .
Vista Do Jardim Firmino Dos Santos Catalino (foto 2) .

A Ponte Da Leziría Vista Da Aldeia.